O IDOSO E OS GOLPES DO EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS NA APOSENTADORIA

Antes de adentrar diretamente ao ponto, sobre a questão do idoso e os problemas que estão relacionados, temos primeiro que apresentar os conceitos para que possamos delimitar toda a situação.

Idoso, conforme prevê a Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), é aquela pessoa que tem mais de 60 anos. Este Estatuto busca a proteção às garantias dos direitos assegurados, trazendo o mínimo de dignidade a eles, como questões familiares, de saúde, descriminação e violência.

Empréstimo Consignado é um crédito com pagamento indireto, vez que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS da pessoa que recebeu o valor.

Apresentados os conceitos, pegamos um ponto muito importante da busca da proteção do idoso para se aplicar nas questões do empréstimo consignado.

A VIOLENCIA contra o idoso.

A violência que queremos tratar aqui, não é propriamente a violência física. Aquele em que o idoso sofre agressão física. Mas sim outros tipos de violência que este idoso está sujeito a sofrer, como a psicológica. A violência moral. A violência à dignidade.

É muito comum, que o idoso tenha mais dificuldade de compreensão das coisas que envolvem o avanço da tecnologia e ainda são pessoas que conseguem ser alvos de pessoas má intencionadas, por tal circunstância.

Neste caso, vimos quase todos os dias, relatos de pessoas que sofreram o golpe do empréstimo consignado.

E o que são estes golpes do empréstimo consignado?

Muitas variantes estão sendo aplicadas no nosso país e aqui vamos tentar listar as com mais frequência para que as pessoas fiquem mais atentas com seus idosos.

Uma delas é utilizar dos idosos que já possuem este empréstimo, informando da possibilidade de portabilidade do empréstimo e prometendo juros menores e parcelas menores. O golpista utiliza de informações internas das empresas, como dados secretos para conseguir a confiança do aposentado e conseguir aplicar o golpe. Neste momento, o idoso passa todos as informações que o golpista precisa e um novo empréstimo é contratado. Mas o valor não cai na conta do aposentado e sim numa conta indicada pelo golpista. O que fica para o aposentado são as parcelas mensais a serem descontadas mensalmente.

Outro tipo de golpe é o da promessa de melhoria no valor dos benefícios recebidos. O aposentado, recebe uma ligação, informando que o Governo viu que tinha um acréscimo no valor da aposentadoria e que para receber o valor total, teria que assinar uns documentos. Ao assinar os documentos que não diz respeito ao aumento do benefício, o aposentado na verdade realiza um empréstimo consignado e realmente o valor cai na sua conta. Mas nos próximos meses o que vai acontecer é descontar mensalmente tal empréstimo. Se o aposentado já tiver gasto o dinheiro que recebeu, vai acabar tendo que pagar pelo empréstimo.

Uma outra forma que se muito se vê é o empréstimo cair na conta do aposentado sem que este tenha pedido o valor ao banco. Neste caso, o banco simplesmente deposita um valor na conta e a pessoa sem saber do que se trata, até mesmo pensando ser um benefício que teria recebido do governo, acaba gastando e nos próximos meses vêm as parcelas descontando.

Falamos de violência contra o idoso e nestes casos demonstrados acima, conseguimos confirmar que o idoso em todos eles sofreu violência da sua dignidade, violência psicológica, violência moral.

Além disso, em muitos destes contratos, é aplicado juros abusivos, pois estes idosos não conseguem realizar as negociais de juros, vez que estão lidando com pessoas golpistas que conseguem convencer que tudo ali está sendo maravilhoso, com falsas promessas.

Mesmo em casos de empréstimos que os aposentados realmente queriam contratar, pode ter gerado juros abusivos no contrato e pode ser revisto.

Então, vamos ficar muito atento a estas questões de empréstimo consignado para os idosos. Filhos, netos, familiares, vamos olhar o extrato dos seus avôs, pais, etc., e verificar se tem qualquer valor sendo descontado.

Idosos, muitas vezes têm vergonha de falar que caíram em golpes e não buscam sozinho solução. Preferem guardar essa situação sozinho, pagando pelo golpe que caiu, a buscar ajuda de seus familiares, muitas das vezes, por VERGONHA mesmo.

Então esse artigo não é direcionado somente aos idosos ou aposentados, mas sim aos membros das famílias que têm idosos aposentados. Vamos pedir o extrato do benefício. Buscar saber o que está sendo descontado. Ver o contrato de empréstimo se não tem juros abusivos.

Busque esta informação junto ao seu ente querido e traga mais qualidade de vida a ele, devolvendo em muitos casos a dignidade dele, que pode ter ido embora ao cair num golpe e está sofrendo sozinho.

Caso queiro, podemos olhar todas as questões acima e ver se está tudo certo no empréstimo consignado do seu familiar. Nos procure.

Gostou da dica? Comente aqui.

Teve algum problema relacionado com este artigo, entre em contato clicando no link abaixo e vamos avaliar seu caso.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um Advogado!